terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bienal do Livro 2011

A Bienal já acabou, o que é muito triste por sinal, mas eu consegui aproveitar um pouquinho desse grande evento, que esse ano contou com a presença de grandes autores nacionais e internacionais e que lotou o Rio Centro. Tanto que o evento bateu recorde de público.

Segundo o site de noticias do yahoo, o evento atraiu mais de 640 mil pessoas (ou quase isso, já que eu fui três vezes rsr).

Bom, mas deixando as estatísticas de lado, vamos ao que interessa: como foi a Bienal?!!

Tenho que dizer que as editoras capricharam, os estandes estavam lindos, totalmente atrativos, ainda mais que estavam com promoções incríveis. A Intrínseca e outras estavam dando descontos progressivos, a Underworld estava com os livros a 20,00, desde que você comprasse três ou mais, a Novo Conceito fez diversas promoções durante a semana, desde ganhar um kit se comprasse um livro específico até mesmo dar livro para quem chegasse lá com uma senha. Ou seja, dá pra imaginar que quase me endividei e a minha família junto rs.

Nos três dias que fui peguei filas um tanto grandes para conseguir entrar na feira. Lá dentro então estava uma coisa de louco: filas para comprar livros, para pegar senhas e para os autógrafos e por aí vai.

No dia 03, cheguei lá antes das dez para conseguir senha para a sessão de autógrafos da Alyson Noël. Entrei na feira meio desesperada, com medo de não conseguir uma senha, mas até que foi super fácil. Depois, a desinformada aqui, descobriu que ia ter uma "bate papo" com o fãs no Conexão Jovem com ela - pois é, eu sei, devia ter me informado antes. Mas o importante é que também consegui entrar e devo dizer que adorei.

A Alyson é muito simpática, respondeu as perguntas de todos os fãs, mesmo algumas não tendo muito a ver, como perguntas sobre o final do livro, de um personagem (claro que ela não podia contar). Ela falou um pouco sobre a adolescência, onde passou por um período bem dark em que deixou de ser a garota popular do colégio para se isolar um pouco.


Contou também que foi bem complicado publicar o primeiro livro porque ela não sabia como conseguir isso e acabou pegando os caminhos errados. Falou sobre como ela estava adorando o Brasil, que era tudo muito mais bonito do que imaginava e que quando ela comeu o churrasco ela simplesmente não conseguia parar porque estava ótimo.

Bem, depois dessa "entrevista" decidi visitar o estande da Above onde estavam alguns autores queridos como a Luciane Rangel (Guardians), Mare Soares (Chantilly) e aproveitei para conhecer a Bianca Carvalho (Jardim de Escuridão).


Acabei chegando bem tarde na fila para a sessão de autógrafos da Alyson- que novamente foi muito simpática -, o que me gerou horas de espera, muita dor nos joelhos e claro, cheguei sem sentir mais meu calcanhar. Mas também me deu a oportunidade de conhecer algumas pessoas bem legais. Mas tudo valeu a pena, porque a Alyson foi super simpática e autografou meus três livros.


Depois de tanta espera, só consegui passar muito rápido na Underworld e comprar meu Casa Glass - já que a Rachel Caine estaria lá autografando -, antes que meu namorado, que tinha encarado todas as filas comigo, me pedisse muito para ir embora porque ele não aguentava mais. Mas dia 07 eu voltei...

Na quarta, mal cheguei na Bienal e já tive uma tristeza. As senhas para os autógrafos da Anne Rice tinham sido distribuídas de manhã cedo, antes do anunciado, e eu não consegui pegar. Isso foi super frustante para mim, e só não estragou meu dia porque consegui falar com a Rachel Caine.

Nossa eu simplesmente amei conhecer essa autora, ela foi extremamente simpática, bateu um papo rápido com cada um, posou para várias fotos. O que mais posso dizer?!!! E ainda por cima fui uma das primeiras da fila, o que me poupou muito nos pés rsr.


Aproveitei que estava na Underworld para conversar com algumas blogueiras que estavam lá e com algumas autoras também. Foi um momento super divertido e quase me fez esquecer que tinha outras coisas para ver na feira.


Mas antes de ir embora aproveitei e comprei o livro Sete Vidas e consegui os autógrafos da Mônica e Monique Sperandio.


Eu já havia passado no estande da Novo Século e conhecido a querida Eliane Quintella, nova parceira do blog e autora de Pacto Secreto, mas voltei lá perto, no Conexão Jovem, para pegar senha para assistir a Anne Rice.


E eis que vem outra surpresa: eles também já haviam distribuído as senhas bem antes do horário combinado. Só que dessa vez eu não desisti, junto com uma multidão que daria pra encher outro auditório, ficamos por lá reclamando os nossos direitos, afinal estava escrito em letras garrafais que as senhas seriam distribuídas 1 horas antes e não 3 horas antes.

De tanto insistir e tentar convencer a organização, eles decidiram fazer da seguinte forma. Se desse o horário do início da sessão e nem todos aparecessem, eles iriam chamar quem estivesse lá esperando e assim consegui, por fim, entrar e assistir.

A Anne respondeu algumas coisas sobre a série Crônicas vampirescas e também sobre a nova série de anjos. Quando perguntada sobre se ela não daria um novo fim a alguns personagens da série, como a Pandora ou o Louis, pois, na opinião do fã, o final não foi bem conclusivo, ela disse que não conseguia imaginar nada diferente, que não se achava preparada para isso.


A autora também falou sobre o filme A rainha dos condenados, que segundo ela, não tem nada a ver com os livros. Ela disse que quando leu o roteiro tentou para as gravações, mas não podia fazer mais nada. Pois é, é uma pena o que as produtoras fazem com as adaptações. Um livro incrível como o dela merecia um pouco mais de carinho quanto a isso.

Quando o Conexão acabou, eu já estava preparada para ir embora, quando a Anne passa no carrinho da feira ao meu lado...pena que não deu tempo pra tirar uma foto *-*

No dia 10 eu retornei a Bienal e dessa vez cheguei ainda mais cedo. Estava já imaginando o tempo de espera lá fora e ia me dando uma canseira, mas agradeço muito por ter ido cedo, porque a fila ficou gigante em pouco mais de meia hora. Nossa, foi assustador.

Entrando no pavilhão, parti direto para o estande da Record pegar senha para a sessão de autógrafos com a Lauren Kate. A fila ficou grande muito rápido e devo parabenizar a editora pela organização. Todos ficaram dentro de uma área devidamente delimitada e cercada de modo a não atrapalhar o fluxo da feira e nem deixar que pessoas furassem a fila.

Com a senha na mão corri no estande da Novo Século para comprar Karma Club - aproveitando que a autora, Jessica Brody, estaria lá mais tarde. E também parti pra fila do Conexão Jovem, onde a Lauren Kate estaria mais tarde - cheguei cedo, mas não podia deixar acontecer o que houve na quarta novamente.

O Conexão do dia foi mediado pela divertidíssima Frini - quem já assistiu um evento com ela pode imaginar como foi super legal e descontraído o momento.

Lauren falou sobre o personagem Cam ter sido inspirado no seu marido e que isso já influenciou em algumas atitudes do personagem. Disse que já teve muitos problemas para escrever o final de um livro, pois nunca gostava do desenrolar da história e que uma pessoa muito querida havia lhe dado um conselho de sempre terminar a história, porque aí ela saberia até onde era capaz de ir. E foi o que começou a fazer.


Ela falou também sobre as capas e sobre a artista brasileira e disse que está muito feliz com o trabalho que gerou. E mais, que no próximo livro, Rapture, Luce finalmente vai saber como tudo começou entre ela e Daniel... já estou roendo as unhas de curiosidade.

No final, Lauren ainda presenteou os fãs lendo um trecho do livro Passion. Imagine que lindo, ter Lauren Kate lendo um pedaço do livro pra gente :D

De lá, fui direto para a fila da sessão de autógrafos, que a essa altura já estava imensa. Sério, fiquei louca quando vi o tamanho da fila, e logo imaginei que só sairia de lá às 22 horas, com sorte. Só que a autora fez um esquema diferente: ao invés de atender um por um, ela recebia logo quatro pessoas, tirava foto com todos juntos e depois autografava os livros. Isso fez com que a fila acabasse bem mais rápido, mas puxa, queria ter tido tempo pra conversar com ela...pena!!

Assim que consegui sair da fila, corri pra falar com a Jessica Brody antes que ela fosse embora. Achei-a super fofa, tentando falar em português com os fãs.


Eu vou postar as outras fotos no meu Facebook, então se quiser ver é só acessar durante a semana.

Já estou morrendo de saudades da Bienal...que venha logo a próxima!


9 comentários:

Luciana Mara disse...

Ei Amanda!
Seus dias na bienal foram bem preenchidos, hein?!
Queria ter ido mais dias e te conhecido.
Teremos outras oportunidades.
Grande beijo,
Lu!

Guta Bauer disse...

A Jessica é uma fofa, né? E também fiquei PUTA com o lance da Lauren, gente, custava deixar entrar um em um? O que mais me deu ódio é que o povo que estava pro final conseguiu tirar foto sozinho. Qual a lógica? Quem estava por último chegou por último, não passou mais tempo na fila não. Dããã!

Bookaholic World disse...

Também fui a bienal no dia da Alyson Noel. E ela realmente é muito simpática :D
Queria ter ido no dia da Lauren Kate :\
Enfim....Adoreeeeei o post!

beeeijos,
Jéssica

Sora Seishin disse...

Oi Amanda!
Quanta coisa que você viu na Bienal *-*
Adorei as fotos!!! Eu não fui, mas ano que vem em SP estarei lá!
Beijos,
Sora - Meu Jardim de Livros

Luciara disse...

ei Amanda, adorei o post, suas fotos me deixaram com invejinha, kk.
Queria muito ter ido na bienal, mas infelizmente não teve como. =/

beijos.

Lu - http://www.leiturasedevaneios.com.br

kellenbaesso disse...

Ai que inveja boa de você, Amanda!!!
Adorei saber mais sobre sua experiência na Bienal, um dia eu vou! Sonho ter os livros assim autografadinhos e lindos!
Beijos

Mariana Ribeiro Barbosa disse...

Olá, Amanda!
Eu espero poder comparece à Bienal do ano que vem, uma pena não ter podido ir e gostei muito de acompanhar aqui a sua cobertura dos dias em que foi lá rs.
Bom findi.
Bjos.

Mariana RibeiroConfissões Literárias.

Luks disse...

Show... pena que não pude ir     :(
Att.,
Luks

Elisandra Eccher disse...

Nossa, nossa, nossa como eu queria ter ido, pena que moro longe pra caramba, mas tudo bem só de ver as blogueiras comentando e contando como foi parece que eu estava lá...kkk....um escritor aqui da cidade disse que se nós fossemos iríamos enlouquecer....pois se já fomos numa feira pequena aqui na cidade e voltamos carregadas imagina uma bienal....kkkkkkk.....adorei tudo que escreveu me senti na bienal.....beijokas elis