Ambientado num futuro sombrio, o livro narra uma luta mortal pela sobrevivência encenada por crianças e transmitida ao vivo para todos os habitantes de uma nação construída nas ruínas de um lugar anteriormente conhecido como Estados Unidos. Com este mote surpreendente e uma narrativa ágil, Jogos Vorazes já foi traduzido para mais de 30 idiomas e vem se tornando um crossover, atraindo leitores de diversas faixas etárias.
Você é um telespectador de reality shows? Sim? Então imagine um reality onde adolescentes são postos em uma arena em que o objetivo é matar ou morrer e onde só um pode continuar vivo no final. Conseguiu imaginar? Então agora você sabe o que são os Jogos Vorazes.
Panem é nosso cenário, um lugar que foi construído depois da destruição da América do Norte e que é divido em 12 distritos mais a Capital. Antigamente existiam 13 distritos, só o que o 13º foi eliminado depois de uma revolta contra a Capital e para provar que ninguém pode vencê-la, foi criado os Jogos Vorazes.
Katniss é a protagonista. Moradora do distrito 12, o mais pobre de todos, e sendo a responsável pela sobrevivência da mãe e da irmã mais nova, Katniss é uma adolescente de 16 anos muito responsável e que a cada ano corre um risco cada vez maior de ser selecionada para os jogos.
Os jogos funcionam assim: um garoto e uma garota de 12 a 18 anos de cada distrito é selecionado para participar dos jogos. Aos 12 anos eles tem um número no sorteio, aos 13, dois e assim por diante. Só que cada um pode conseguir algum alimento extra se puser seu nome mais vezes na lista, e desde os 12 anos Katniss utiliza essa opção, portanto seu nome aparecerá várias vezes. Assim como o de seu amigo e companheiro de caça (ato proibido no distrito) Cale.
Esse ano os sorteados do distrito 12 foram Peeta (fofo demais), um jovem que ajudou Katniss quando a família dela estava morrendo de fome (literalmente) e levou uma surra por isso; e Prim, a irmã de 12 anos de Katniss. Claro né, ela não deixou a irmã ir pra arena e se ofereceu pra ir no lugar.
Todo a sequência desde a colheita (a seleção dos jovens) até o fim dos jogos parece extremamente bizarra e louca, não tem como definir de outra maneira. Primeiro os jovens tem que parecer que foram premiados ao serem escolhidos, são vestido e maquiados por uma equipe de estilistas (muito legais os dela por sinal), treinados para o combate e ainda participam de uma entrevista (ps: nesse momento acontece algo muito lindo!!!). Tudo para que eles conquistem patrocinadores, que os ajudaram enviando qualquer artigo de necessidade durante os jogos. Sério, vocês não tem noção do que foi isso!
Eles são trancafiados em uma arena, no caso foi uma floresta, em que tem que tentar encontrar alimento, água e matar os oponentes e só um pode sair vivo de lá. É verdade que a maioria das mortes nós não conhecemos durante o livro, porque a história é feita pela visão da Katniss e os que ela não estava presente, a gente também não conhece, mas é angustiante algumas coisas que acontecem, momentos em que ela passa sede ou em que quase morre. E só um detalhe horroroso, toda a população é obrigada a assistir pela televisão. Imagina você ter que assistir a morte de seu filho e não poder fazer nada!!
E no meio de todo essa barbarie, ainda há tempo para romance. Sério, acreditem, e é tão fofo! Peeta não é exatamente algum guerreiro, como Katniss acaba se mostrando, mas é um protetor com relação a ela. E puxa, ele sofre danos físicos sérios por isso (acreditem, foi bem sério). Ah, e no final, morri de pena dele...mas deixa isso pra lá rsrsr.
Só sei que agora estou cheia de curiosidade pra ler a continuação, pois Jogos Vorazes é o primeiro volume de uma trilogia, já lançada nos EUA. Será que aguento até lançarem no Brasil?!!!
Autora: Suzanne Collins
Editora: Rocco