Resolvi falar desse filme por causa de estréia de As crônicas de Nárnia: A viagem do peregrino da alvorada e por coincidência esse filme reprisou essa semana na televisão. Então deixa eu falar um pouco do filme.
Ele conta a história de quatro irmãos que descobrem que um guarda-roupa pode levá-lo a um mundo completamente diferente, onde animais e até mesmo plantas falam. Esse mundo é dominado há cem anos por uma rainha malévola que deixou toda o lugar congelado - não há verão, primavera, lá é sempre inverno.
Só que reza a lenda que 4 garotos (Filhas de Eva e Filhos de Adão) iriam derrotar a rainha e se tornariam reis desse mundo - Nárnia. E é essa a missão dessas crianças. Só que não estão sozinhos, Aslam, um grande leão, irá ajudá-los a vencer.
Eu achei o filme muito interessante, os efeitos especiais ficaram bem legais, os cenários são lindos. Algumas cenas então achei incríveis, como a do descongelamento da cachoeira. Mas vamos combinar que os atores que interpretam os irmãos são bem esquisitinhos, sei lá, não gostei muito deles.
É claro que como todo filme baseado em livro, há várias diferenças na adaptação e eu como sou super chata sempre reparo em tudo. Mas sinceramente o que mais me chateou foi o fato de terem escolhido uma crônica aleatória no livro e feito um filme, sem explicar o que é Nárnia. A criação desse mundo é explicado na primeira crônica de Lewis, e é incrível. Foi mágico ler aquela crônica, ver Aslam criando tudo de forma tão poética e acho que poderiam ter encaixado isso no filme de alguma forma.
A verdade é que considero esse um dos poucos filmes adaptados de livros que não me deixaram com um ódio gigante uhauahuah. Eu consigo assistir o filme e me lembrar do livro, e isso é bom :D