Esse foi, sem dúvida, um dos melhores e mais longos livros que já li (tem quase 600 páginas, imagine!). E, apesar do tamanho, não é cansativo e traz uma variedade de histórias e personagens muito legais de se ler. Tive um certo receio pela quantidade de personagens de que o livro acabasse ficando muito confuso, mas isso não aconteceu.
Nele, a história do vampiro Lestat tem sua continuação, só que não mais todo pela visão dele e sim, em grande parte, pelo que ele soube através de outros, muitos outros. Personagens que estavam constantemente presentes nos outros livros, alguns novos que nunca havíamos conhecido e também alguns que achávamos que nunca mais veríamos (ressurgindo das cinzas...sério!)
A tragetória de Akasha desde que Lestat virou cantor, o que fez e quem viu é contada por pessoas que acabaram encontrando com ela, para azar deles. São várias histórias, todas contadas no tempo presente. É durante esse momento que somos apresentados a personagens importantes para o enredo, portanto prestem atenção a eles.
Bom, antes que vocês desistam de ler o post por ele ficar muito grande, vamos a história. Akasha finalmente acorda e vai atrás de Lestat, mas no caminho mata milhares de vampiros, só deixando viver aqueles que tinham alguma ligação com Lestat ou que eram muito antigos.
Os antigos, ou a Primeira geração, são os vampiros que foram criados na mesma época da mãe e do pai. E ah, no livro essa história é contada e é ainda mais incrível e violenta do que imaginávamos.
Enquanto isso, vampiros e alguns mortais de todo o mundo estão tendo sonhos com gêmeas ruivas que ninguém nunca viu (aviso, prestem atenção nos sonhos...). A única coisa que tem certeza é que esses sonhos tem a ver com o fato de Akasha ter acordado (e digo logo, isso não é coisa boa!)
A rainha "captura" Lestat e decide fazer dele seu consorte (e escravo também). Só que a mulher é maluca, só pode, ela decide que para acabar com a violência que há no planeta ela deve matar todos os homens, só deixando 01 vivo entre cem, pois segundo ela, as mulheres construiriam um reino de paz em que ela seria sua Deusa. Fala aí, ela não tá maluca?!!
Pra piorar ela força Lestat a ajudá-la a matar os homens (só com o poder da mente). Ela dá tanto sangue seu pra ele que Lestat passa a ser capaz de voar, de mover objetos e matar pessoas com o poder da mente. Ele começa a fazer umas coisas realmente ruins e esquisitas.
Do outro lado do mundo, aqueles que sobreviveram (e vou logo dizendo que foram só uns 15) se reúnem para encontrar uma maneira de destruir Akasha. E vamos combinar que não é tarefa fácil.
Olha, não posso contar mais senão acaba com a graça do livro. A rainha dos condenados é super recomendado. Leia, você vão amar!
Autora: Anne Rice
Ediora: Rocco