segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Morte e vida de Charlie St Cloud

Um coração dividido entre dois mundos. Em uma pacata vila de pescadores da Nova Inglaterra, Charlie St. Cloud cuida dos gramados e monumentos de um antigo cemitério onde seu irmão mais jovem, Sam, está enterrado. Após sobreviver ao acidente de carro que tirou a vida de seu irmão, Charlie recebe um dom extraordinário: ele consegue enxergar, conversar e até mesmo brincar com o espírito de Sam. É neste mundo místico que entra Tess Carroll, uma cativante mulher treinando para navegar sozinha ao redor do mundo em um veleiro. O destino faz com que seu barco seja apanhado por uma violenta tempestade, trazendo-a assim para a vida de Charlie. Sua bela e incomum ligação os leva a uma corrida contra o tempo e a uma escolha entre a vida e a morte, entre o passado e o futuro, entre apegar-se ou deixar o passado para trás – e a descoberta que milagres podem acontecer se nós simplesmente abrirmos nossos corações.

Um livro emocionante, que te leva aos extremos com seus sentimentos - uma hora você derrama rios de lágrimas e na outra você está se divertindo muito com algo - e que te faz avaliar algumas coisas sobre as pessoas e situações e com um final, apesar de meio surreal - na minha opinião -, perfeito para quem ama romances. E claro, eu como fã de romance que sou, amei rsr.

Já no começo, na introdução do livro, a história contada, por um bombeiro, é no mínimo comovente e sabe-se lá quantas situações parecidas com essa não acontecem de verdade todos os dias.

Charlie, um personagem incrível, com sentimentos intensos, perde seu irmão ainda criança em um acidente que, de certa forma, foi causada por ele. À partir desse dia Sam, o irmão caçula, aparece para Charlie todos os dias em determinados horários, afinal eles prometeram nunca se separar e por causa disso ele acabou ficando "preso" naquele lugar.

Mas é nessa cidadezinha que Charlie conhece uma mulher que irá mudar seu destino, Tess, uma mulher que se prepara para navegar sozinha ao redor do mundo.

Várias coisas muito importantes acontecem no decorrer do livro, mas esse é o problema desse livro, fazer uma resenha para ele é difícil porque não posso contar muito se não perde a graça. Mas posso dizer como me apeguei aos personagens e seus conflitos - Charlie é um personagem muito apegado a família e movido pelo amor, o que deixa impossível não gostar dele. Tess é forte, corajosa, independente, mas ao mesmo tempo frágil e que precisa muito de alguém ao seu lado. E o Sam é um brincalhão, cheio de energia, mas com uma sabedoria que até impressiona.

Morte e vida de Charlie St Cloud é um livro que trata de milagres, mas não só aqueles grandes que deixam a todos impressionados, e que particularmente não costumo acreditar, mas os pequenos, aqueles do dia a dia, como um médico conseguir ressuscitar alguém que estava tecnicamente morto ou alguém ser encontrado com vida mesmo depois de muito tempo no mar.

Mas o mais importante é que esse livro trata sobre a vida, em como é importante aproveitar cada momento e em como o amor pode ser algo maior que o tempo ou a morte.

Não posso deixar de citar como gostei do acabamento desse livro, com vários detalhes que parecem pequenos, mas que fazem muita diferença.

Essa é uma daquelas histórias que ficaram sempre guardadas nas minhas lembranças.

Autor: Ben Sherwood
Editora: Novo Conceito


5 comentários:

Carolina disse...

Eu tenho esse livro há séculos, comprei um paperback em inglês porque não sabia quando seria lançado aqui. Resultado: duas semanas depois ele foi lançado --' HAHAHA Até hoje não li, fico colocando outros na frente, mas já vi o filme e amei. Espero gostar assim do livro também.

Beijos xx
http://sunriseshere.com

Luciana Mara disse...

Ei Amanda!

Lerei o livro assim que surgir a primeira oportunidade.
Sabe como é, né?! Adoro romances tb, principalmente aqueles com personagens cativantes, o que parece, foi o caso deste livro.

Bjins

Fabrica dos convites disse...

Estou louca para ler este livro, en o filme eu vi ainda. Bjs, Rose.

fellipe disse...

Esse livro é otimo, eu li ele a pouco tempo e adoreei!

Anadriw Sa disse...

estou lendo morte e vida de charlie st claude não acredito que almas fiquem rondando parece muito morbido, mas gosto do romance , mesmo que seja sobrenatural ....