Anne Rice retoma em Memnoch o relato da saga do vampiro Lestat e sua eterna busca pela razão de ser. Dessa vez instigado por Memnoch, o Demônio em pessoa, que deseja fazer dele o Príncipe das Trevas e com isso desafiar a Deus, Lestat visita o Paraíso e desce ao Inferno.
Esse livro mostra uma nova fase de Anne Rice e da série As crônicas vampirescas. A história continua sendo focada no vampiro Lestat, só que agora a batalha é mais profunda e eu poderia dizer que trata de um tema polêmico, trazendo uma nova visão de situações e opiniões ditas como certas.
A batalha entre o bem e o mal em Memnoch, onde o bem não é sempre tão bom e o mal não é tão mal assim, leva Lestat a um mundo totalmente diferente, conhecendo seres que nunca imaginou realmente conhecer e descobrindo que o paraíso e o inferno realmente existem.
Olha vou contar pra vocês, se eu fosse Lestat teria ficado maluca depois de toda essa história. Sério imaginem serem perseguidos por um ser misterioso que você não consegue descobrir quem é (e não esqueçam que isso nunca acontece com vampiros). Quando finalmente o tal ser se revela você descobre que ele é Memnoch, ou como é mais conhecido, O Diabo, e que quer falar com você. Você também não ficaria doido???
A vida de vampiro de Lestat e toda sua batalha interna é ao mesmo tempo esquecida e modificada durante o livro. Primeiro porque ele não tem mais dúvidas sobre a existência de céu e inferno, Deus e Diabo. No entanto ele agora não sabe quem é realmente bom e quem é ruim. Bem, as coisas ficam bem mais complicadas na cabeça dele.
Memnoch lhe conta sua história, como foi a criação da Terra, o porquê de ter sido expulso do paraíso (que é muitoooo diferente da história que conhecemos) e como era a relação dele com Deus. Ah, e claro, como surgiu o inferno. É uma história fantástica e que faz jus ao talento magnífico de Anne Rice, mas vou falar que se você acredita piamente na Bíblia pode não curtir muito esse livro.
Lestat descobre que precisa fazer uma escolha muito importante que pode mudar sua vida, literalmente. Ao mesmo tempo conhecemos o lado frágil e carente dele, que se manifesta em vários momentos no livro. E principalmente descobrimos como algumas atitudes podem mudar muita coisa.
Nossa, estou com uma vontade louca de escrever spoiler aqui, mas vou me segurar e não vou fazer isso. Mas só pra dar um gostinho:
"Memnoch, seu eu não me sinto escarnecido por este ser, se ele é minha criação, como você pode se sentir? Contente-se, Memnoch, e aproveite a surpresa do seu contentamento.
E não me perturbe mais!..."
Autora: Anne Rice
Editora: Rocco