
Em A Guerra das Sombras discute-se até que ponto está nas mãos dos homens o seu próprio destino. É a história do confronto do ser humano, mortal e frágil, contra desígnios e poderes bem maiores que os seus.
A Guerra das Sombras é uma série composta de quatro livros, sendo O livro de Dinaer o primeiro.
Dinaer é um Deus nesse mundo, criado por Jorge Tavares, e é esse personagem que conta a história dos filhos do fogo.
Zairom se torna Senhor da Terra do Fogo através do casamento e seus ideais, bem diferentes da maioria dos governantes das terras vizinhas, acabou por gerar inimigos, entre eles o Larcon (Fairom Norgat) - o imperador, que governa a todos - e que era também seu cunhado e um verdadeiro tirano.
Zairom tinha dois filhos: o primeiro, Rairom, era filho do primeiro casamento e queria ser um grande mago, o segundo, Tairom (futuro herdeiro do reino) queria ser guerreiro. Duas personalidades muito diferentes, mas que se completavam e que seriam marcadas por um destino muito cruel.
As propostas de Zairom para um reino mais justo, sem escravos e mais prospero irritava muito o Larcon que jurou que se vingaria dele, e ele fará de tudo para cumprir essa promessa.
No começo achei que a história não iria me prender, era um mundo muito fantasioso e que eu não conseguia entender pra onde o autor ia, mas de repente me peguei devorando a história. Fico feliz de ter me enganado tanto, pois o livro tem alguns momentos bem surpreendentes.
Jorge Tavares criou um universo fantástico, muito diferente em costumes e atitudes do nosso, onde há uma luta por poder e vingança (o que acaba sendo um traço do nosso mundo também). Nesse universo, dois jovens tem que crescer muito rápido e um deles carrega um fardo grande demais.
O livro é realmente bem interessante, mas só vocês lendo para entenderem.
"O destino, ao contrário do que pensam alguns, é apenas uma estrada
traçada. O indivíduo a segue ou não. Ninguém é obrigado a seguir seu destino, o
qual nem sempre é fácil ou livre de riscos.Aqueles que fogem dele, porém, ouçam
o que eu digo: ai de vocês que sofrerão terrivelmente durante sua existência,
magoados consigo mesmos."
"Os homens só sofrem porque, mais do que os outros animais, são capazes de
conhecer e valorar as coisas como boas e ruins e, em consequência, são capazes
de desejar as coisas que consideram boas."
Autor: Jorge Tavares
Editora: Novo Século
