quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Excerpt # 2

Sophie Kinsella divulgou o primeiro capítulo de seu novo livro, Mini Shopaholic. Eu traduzi o texto e vou postar aqui, confiram...

Cap. 01

OK. Sem pânico. Eu sou a responsável. Eu, Rebecca Brandon (nascida Bloomwood), sou uma adulta. Não minha filha de dois anos.

Só que eu não tenho certeza se ela percebe isso.

'Minnie, querida, dê-me o pônei.' Eu tento soar calma e segura, como Nany Shue na TV.

'Pôneiiiii'. Minnie aperta mais forte o pônei de brinquedo.

'Sem pônei'

'Meu', ela grita histericamente, 'meuuu pôneiii!'

Aargh. Eu estou segurando aproximadamente um milhão de sacolas, minha cara está suando, e eu realmente podia passar sem essa.

Estava indo tudo tão bem. Eu estava andando em todo o shopping e comprando todos as últimas coisas da minha lista de Natal. Minnie e eu estamos nos dirigindo para Santa's Grotto, e eu parei por um momento para olhar uma casa de bonecas. Até que Minnie agarrou um pônei de brinquedo do mostruário e se recusou a pôr de volta. E agora eu estou no meio de uma cena.

Uma mãe em um jeans J Brand com uma filha em um impecável vestido passou, dando-me um Mummy Once-over¹, e balançou a cabeça. Desde que eu tive Minnie eu tenho aprendido que o Mummy Once-over é ainda mais selvagem que o Manhattan Once-over¹. No Mummy Once-over, elas não só avaliam e desqualificam o valor de suas roupas em um olhar arrebatador. Oh no. Elas também olham a roupa dos seus filhos, o saco de fraldas, a escolha de petiscos e se seu filho está sorrindo, resmungando ou gritando.

Eu sei que é muito pra pegar, em um olhar rápido, mas acredite em mim, mães são muti-funcionais.

Minnie definitivamente ganhava pontos por suas roupas. (Vestido: único Danny Kovitz; casaco: Rachel Riley; sapatos: Baby Dior). E eu a tenho mantido seguramente presa as sua fita² (couro de Bill Amberg, muito legal, eles estão na Vogue). Mas ao invés de sorrir angelicalmente como uma menina num photoshop, ela os está pressionando como um touro esperando para correr para o círculo. Suas sobrancelhas estão juntas em fúria, suas bochechas estão vermelhas e ela está tomando fôlego para gritar de novo.

'Minnie' Eu larguei a fita de couro e pus meus braços em volta dela para que ela se sentisse salva e segura, exatamente como Nanny Sue recomenda em seu livro Domesticando sua criança complicada. Eu o comprei outro dia, para dar uma olhada. Só um pequeno interesse. Quer dizer, não significa que eu estou tendo problemas com Minnie ou algo assim. Não significa que ela seja difícil. Ou 'fora de controle e inflexível' como uma professora estúpida do grupo infantil de música disse. (O que ela sabe? Ela não pode nem tocar triângulo adequadamente.)

A verdade sobre Minnie é, que ela é...espirituosa. Ela tem opiniões firmes sobre as coisas. Como jeans (ela não os usará), ou cenouras (ela não as comerá). E agora sua opinião firma é que ela deve ter o pônei de brinquedo.

'Minnie querida, eu amo muito você.', eu disse numa voz gentil e baixa, ' e me fará muito feliz se você me der o pônei. Isso mesmo, dê pra mamãe...' Eu estou quase conseguido. Meus dedos estão se fechando na cabeça do pônei...

Ha. Habilidades. Eu consegui. Eu não pude parar de olhar em volta para ver se alguém tinha observado minha perícia materna.

'Meuuuu!' Minnie arrancou o pônei dos meus braços e correu pelo piso da loja. Merda

'Minnie!MINNIE!' eu gritei

Eu peguei minhas sacolas e saí correndo atrás de Minnie, que já tinha desaparecido na seção Action Man. Deus, eu não sei porque nos incomodamos em treinar todos esses atletas para as Olimpíadas. Nós deveríamos apenas colocar uma equipe de cianças.

Quando eu alcanço ela, estou arfando. Eu realmente tinha que começar meus exercícios pós-natal alguma hora.

'Me de o pônei!' Eu tento pegá-lo, mas ela está agarrada a ele como um escudo

'Meu pônei!' Seus olhos escuros fixam em mim com um brilho resoluto. Algumas vezes eu olho para Minnie e ela é tão parecida com o pai que me choca.

Falando nisso, onde está Luke? Nós deveríamos estar fazendo compras juntos. Como uma família. Mas ele disapareceu a uma hora, murmurando algumas coisa sobre um telefonema que ele tinha que fazer, e eu não o vi desde então. Ele provavelmente está sentado em algum lugar com um civilizado cappuccino sob o jornal. Típico.

'Minnie, nós não vamos comprar isso,' eu digo da maneira mais firma que posso. 'Você já tem um monte de brinquedos e você não precisa de um pônei.'

Uma mulher com um cabelo escuro desarrumado, olhos verdes e crianças em um carrinho de gêmeos olha para mim com aprovação. Eu não posso evitar dar a ela meu próprio Mummy Once-over, e ela é uma dessas mães que usam Crocs sobre meias home-made. (Por que você faria isso? Por que?)

'São monstros, não são?' ela disse. 'Esses pôneis custam 40 libras! Meus filhos sabem bem pra não pedir,' ela adiciona, lançando um olhar para os dois garotos, que ficaram em silêncio, com os dedos nas bocas. 'Uma vez que você dê a eles, será o começo do fim. Eu mantenho os meus bem treinados.'

Exibida

'Absolutamente,' eu disse em um tom digno. 'Eu não poderia concordar mais.'

'Alguns pais comprariam esse pônei só por tranquiladade. Sem disciplina. É desgostoso.

'Terrível', eu concordo, e tento secretamente pegar o pônei,e Minnie habilmente desvia. Damn.

'O maior erro é dar isso a eles.' A mulher está olhando Minnie como rocha.'É como começa a derrocada.'

'Bem, eu nunca darei isso pra minha filha,' eu digo vivamente. 'Você não terá o pônei, Minnie, e ponto final.'

'Pôneiiii!' Minnie lamenta com soluços de cortar o coração. Ela é a rainha do drama. (Ela puxou isso da minha mãe.)

'Boa sorte, então.' A mulher sai. 'Feliz natal.'

'Minnie, pare com isso!' Eu digo furiosa assim que ela disaparece. 'Você está envergonhando a nós duas! Por que você quer esse estúpido pônei?'

'Pôneiiii!' Ela está abraçando o pônei como se fosse seu animal de estimação fiel há muito perdido, que foi vendido no mercado a 500 milhas de distância e tinha retornado à fazenda com os pés doendo.

'É só um brinquedo bobo', eu disse com impaciência. 'O que há de tão especial nele?'

E pela primeira vez eu olhei realmente para o pônei.

Wow. Na verdade...é realmente fabuloso. É feito de madeira branca pintada com pequenas estrelas brilhantes, e tinha um rosto doce pintado à mão. E tinha umas rodinhas vermelhas.

'Você realmente não precisa de um pônei, Minnie,' eu digo - mas com um pouco menos de convicção que antes.Eu acabei de perceber a sela. Isso é couro legítimo? E tem uma boa cabeçada³ com fivelas e puxa é feito de crina de cavalo real. E ele vem com um conjunto de cuidados!

Por quarenta libras, isso não é um mal valor no todo. Eu empurrei uma das pequenas rodas vermelhas, e fez uma volta perfeita. E agora que estou pensando sobre isso, Minnie realmente não tem um pônei de brinquedo.É quase uma falta em seu quadro de brinquedos.

Quer dizer, não que eu vá dar a ela.

'Ele dá corda também,'soa uma voz atrás de mim,e eu me viro pra ver uma assistente de vendas mais velha se aproximando. 'Tem uma chave embaixo. Olhe.'

Ele vira a chave, e ambas Minnie e eu olhamos, estarrecidas, como o pônei começa a subir e descer em um movimento de carrossel, enquanto toca uma música.

Ai meu Deus, eu amor esse pônei.

'É a oferta especial de Natal de 40 libras,' a assistente informa. 'Normalmente isso é vendido por 70 libras. Eles são feitos a mão na Suécia.'

Aproximadamente cinquenta por cento de desconto. Eu sei que está num bom valor. Eu não disse que estava em um bom valor?

'Você gostou, não gostou querida?' a assistente sorriu para Minnie, que sorriu abertamente de volta, seu mal humor desapareceu. De fato, eu não quero me vangloriar, mas ela parecia adorávelcom seu casaco vermelho e maria chiquinhas pretas e suas covinhas. 'Então, você gostaria de comprar um?'

'Eu...um....' eu limpei minha garganta.

Vamos Becky. Diga não. Seja uma boa mãe. Vá embora.

Minhas mãos seguram o pônei e acariciam o pêlo novamente.

Mas é tão lindo. Olhe essa carinha. E um pônei não é um brinquedo estúpido, não é? Você nunca se cansará de um pônei. É um clássico. É, como, a jaqueta Chanel dos brinquedos.

E é Natal. E é promoção. E quem sabe, Minnie pode vir a ter um dom para equitação, isso - de repente me ocorreu. Um pônei de brinquedo pode ser justamente o incentivo que ela precisa. Eu tive uma visão repentina dela com 20 anos, usando uma jaqueta vermleha, parada ao lado de um lindo cavalo nas Olimpíadas, dizendo para as câmeras de TV, 'Isto tudo começou no Natal, quando eu recebi um presente que mudou minha vida...'

Minha mente está funcionando como um computador processando resultados de DNA, tentano encontrar uma solução. Deve haver uma maneira em que eu possa simultaneamente: 1.Não ceder a petulância de Minnie. 2. Ser uma boa mãe. 3. Comprar o pônei. Eu preciso de alguma solução clara como Luke está sempre pagando montes de dinheiro a consultores de negócios para chegar a...

E então a resposta me veio. Uma idéia totalmente genuina que eu não posso acreditar que eu nunca tive antes. Eu peguei meu celular e digitei uma mensagem para Luke:

Luke! Acabei de ter uma grande idéia. Eu acho que Minnie deve ter uma poupança.

Imediatamente uma resposta chegou: PQP? Por que?

Para que ela possa comprar coisas, é claro! Eu comecei a digitar, então pensei de novo. Eu apaguei o texto e ao invés digitei cuidadosamente:

Crianças precisam aprender sobre finanças desde cedo. Leia o artigo. Capacita e dá responsabilidade pra eles.

Um momento depois Luke envia: Nós não podemos comprar pra ela o FT?

Cala a boca, eu digito. Nós lhe daremos duas libras por semana, não podemos?

Você está louca? a mensagem voltou. 10 centavos por semana é suficiente.

Eu olhei para o telefone indignada. 10 centavos? Ele é um velho sovina. O que ele acha que se compra com isso?

E nós nunca conseguiremos o pônei com 10 centavos por semana

50 centavos por semana, eu digitei firmemente, é a média nacional (ele nunca vai checar). Onde você está afinal? Está na hora de ver o Papai Noel.

Ok, que seja. Eu estarei lá, veio em resposta.

Funcionou! Depois que larguei o celular eu comecei a calcular mentalmente. 50 centavos por semana por 02 anos dá 48 libras. Fácil. Deus, por que eu nunca pensei em poupança antes? É perfeito! Isto irá adicionar todo uma nova dimensão para as novas viagens de compras.

Eu me virei pra Minnie, sentindo orgulho de mim mesma.

'Agora escute, querida,' eu disse. 'Eu não vou comprar esse pônei para você, porque eu disse que não iria. Mas um acordo, você pode comprar pra você mesma com sua poupança. Não é excitante?'

Minnie me olhou incerta. Eu tomei aquilo como um sim.

'Como você nunca gastou o dinheiro da sua poupança, você tem dois anos.'pena que não é muito. 'Você vê como isso é lagal?' eu disse radiante. 'Você vê como é divertido?'

Enquanto andávamos para a saída eu me sentia totalmente presunçosa. Falando sobre responsabilidade materna. Eu estou introduzindo minha filha nos princípios do planejamento financeiro ainda nova. Eu poderia ser um guru da TV. Super Guia da Becky de Reponsabilidade Paterna Financeira. Eu poderia usar botas diferentes em cada episódio -

'Vagão'

Eu sou sacudida para fora do meu sonho para ver que Minnie tinha largado o pônei e está agora agarrada a um monstruoso plástico rosa. Onde ela conseguiu aquilo? É o vagão de Winnie, daquele desenho animado.

'Vagão?' Ela abriu seus olhos esperançosamente.

O que?

'Nós não levaremos o vagão, querida', eu disse pacientemente. 'Você queria o pônei. O lindo pônei, lembra?'

Minnie examinou o pônei com total indiferença. 'Vagão'.

'Pônei!' eu peguei o pônei do chão

Isso é tão frustante. Como ela pode ser tão inconstante? Ela definitivamente puxou isso da mamãe.

'Vagão.'

'Pônei!' eu gritei, mas alto do que pretendia, e sacudi o pônei pra ela. 'Eu quero o pônei -'

De repente eu senti meu pescoço queimando. Eu olhei em volta para ver a mulher com os meninos, parada a alguns metros, me encarando com um olhar fulminante.

'Quer dizer...' eu abaixo o pônei, minhas bochechas queimando. 'Sim, você pode comprar o pônei com sua poupança. Planejamento financeiro básico,' eu adicionei para a mulher do olhar fulminante. 'O que nós aprendemos hoje é que você tem que poupar antes de comprar coisas, não foi, querida? Minnie gastou toda a sua poupança no pônei, e foi uma ótima escolha...'

'Eu encontrei o outro pônei!' a assistente de repente apareceu de novo, ofegante e carregando uma caixa empoeirada. 'Eu sabia que nós tinhamos um guardado no estoque. Eles eram originalmente um par, vê...'

Tem outro pônei?

Eu não consigo deixar de ofegar enquanto ela mostra. É de um azul meia-noite com uma cabeleira azul corvo, salpicado de estrelas, e com rodas douradas. É absolutamente impressionante. Isto completa o outro em perfeição. Oh Deus, nós temos que ter ambos. Nós temos.

Irritantemente, a mulher de olhar fulminante ainda está parada lá com sua bolsa, olhando-nos.

'Pena que você gastou todo o dinheiro da sua poupança, não é?' ela disse para Minnie com um daqueles frios e nada amigáveis sorrisos, que prova que ela nunca teve diversão ou sexo. Você sempre pode dizer isso sobre as pessoas, eu acho.

'Sim, não é?' Eu digo polidamente. 'Este é o problema. Então nós teremos que pensar em uma solução.' Eu penso por um momento, então me viro para Minnie.

'Querida, essa é a sua segunda importante lição sobre planejamento financeiro. Algumas vezes, quando nós vemos uma grande, única barganha, nós podemos fazer uma exceção a regra geral. Isso se chama "Aproveitando a oportunidade".

'Você vai comprar isso?' diz a mulher em tom de descrença.

Qual é o negócio dela? Deus, eu odeio outras mães. Elas sempre tem de se intrometer. No minuto em que você tem uma criança é como se você se transformasse em uma caixa em um site da internet, dizendo "Por favor, ponha todos os seus comentários rudes e ofensivos aqui."

'É claro que eu não vou comprar isso.'Eu digo, um pouco rudemente. 'Ela terá que comprar isso com sua própria poupança. Querida,' eu me agacho para chamar a atenção de Minnie. 'Se você pagar pelo outro pônei da sua poupança de 50 centavos por semana, isto levará...sessenta semanas. Você terá que ter um adiantamento. Como um "cheque especial"' Eu anunciei claramente. 'Então você terá basicamente gastado toda a sua poupança até você ter três anos e meio. Certo?'

Minnie pareceu um pouco confusa. Mas então, eu acredito que eu parecia um pouco confusa quando usei meu primeiro "cheque especial". Vai com o tempo.

Que sorte!' Eu sorri para a assistente e puxei meu cartão visa. 'Nós levaremos os dois pôneis, obrigado. Você vê querida?' eu disse para Minnie. 'A lição que nós aprendemos hoje é: nunca desista de algo que você realmente quer.Não importa quão impossível pareça, sempre tem um jeito.'

Eu não posso aguentar o orgulho de mim mesma, dando essa parte de sabedoria. Isso é o que os pais fazem. Ensinam sues filhos os caminhos do mundo.

'Você sabe, eu uma vez me deparei com uma grande oportunidade.' Eu adiciono enquanto digitava a senha. 'Era um par de botas Dolce & Gabanna com 90% de desconto. Só que meu cartão de crédito estava estourado. Mas eu desisti? Não! É claro que não!'

Minnie estava ouvindo avidamente como se eu estivesse recontando Os Três Ursos.

'Eu revirei meu apartamento, e procurei em todos as minhas bolsas e sacolas, e peguei todas as minhas moedas...e adivinha o que?' Eu pausei para efeito. 'Eu tinha dinheiro o suficiente! Eu poderia comprar as botas! Eeeeee!'

Minnie bateu palmas, e para meu deleite, os garotinhos começaram a torcer ruidosamente.

'Vocês querem ouvir outra história?'Eu sorri pra eles. 'Você querem ouvir sobre a venda de amostras em Milão? Eu estava andando na rua um dia, quando eu vi a misteriosa placa.' Eu abri bem meus olhos. 'E o que vocês acham que dizia?'

'Ridículo'. A mulher de olhos fulminantes pegou sua sacola de forma abrupta. 'Vamos, é hora d eir pra casa.'

'História!' Gemeu um dos garotos.

'Nós não escutaremos a história.'ela gritou. 'Você é louca' Ela adicionou por cima do ombro enquanto ia embora. 'Não me admira sua filha ser tão mimada. Quais são aqueles sapatos dela, Gucci?'

Mimada?

Eu olhei para ela em shock. De onde ela veio? Minnie não é mimada!

E Gucci não faz sapatos como esse.

'Ela não é mimada!' Eu falei por fim.

Mas a mulher já havia desaparecido atrás da placa do correio. Bem, eu certamente não ia correr atrás dela e gritar, 'Pelo menos minha filha não fica no carrinho chupando dedo o dia todo, e por sinal, você já pensou em limpar o nariz deles?'

Porque aquilo não seria um bom exemplo para Minnie.

'Vamos Minnie.' Eu tentei me recompor. 'Vamos ver o Papai Noel. Então nos sentiremos melhor.'


* 1. é como um olhar de desaprovação. No primeiro caso é de uma mãe para outra e no segundo caso é das garotas chiks de Manhattan.
* 2. no original: toddler reins - uma expressão britânica para uma fia de couro presa a criança para que ela não se afaste dos pais.
* 3. peça pra montaria colocada na cabeça do cavalo junto com a pescoceira e a fucinheira.


2 comentários:

Lariane disse...

AMEI! Obrigada pela chance de ler!

Aguardo muito ansiosa o lançamento.
;)

Amanda disse...

Que isso!!! :D

Eu é que agradeço ...