segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A bandeja: Qual pecado te seduz?

"A Bandeja" conta a história de Angelina, jovem de 19 anos, que ao entrar para a universidade, inicia um apaixonado envolvimento amoroso com um de seus professores, Alderico - mais conhecido por Rico. Por conta de toda a avassaladora e descontrolada paixão que envolve esse relacionamento, Angelina começa a viver somente para Rico, colocando seus estudos, seus amigos, sua família, sua religião e até mesmo a si própria em segundo plano. Angelina é evangélica por tradição familiar e não exatamente por convicção religiosa. Porém, inesperadamente, tem um estranho sonho, cujas revelações possuem um forte e marcante significado, que ela somente conseguirá compreenderá mais tarde. Quando a grande verdade é revelada para Angelina no momento certo, ela finalmente compreende o que significa o amor de Deus em sua vida.

Quando acabei de ler esse livro, fiquei sem saber como começar essa resenha e como descrevê-lo. Lindo? Sem dúvida, mas é mais que isso. Romântico? Também, no final então... Emocionante? Com certeza, que o diga os meus olhos que encheram de lágrimas. Mas tem um algo a mais que eu não sei explicar direito e que me fez ficar grudada na leitura até o final.

Angelina é uma jovem, moradora de Petrópolis, que foi criada nos preceitos da Igreja Evangélica e com pais super protetores que tinham receio de deixar sua menina "voar sozinha", ela nunca tinha sequer lavado sua própria roupa. E agora, estava de mudança para o Rio de Janeiro, para morar em uma república e estudar em uma faculdade pública. Já dá pra imaginar que essa mudança brusca tem tudo pra dar problema.

"Só pode ser provação!, pensei. Iria passar os próximos quatro anos num lugar sujo,com professores descomprometidos, sem papel higiênico e morando com uma viciada? Um ano inteiro de dedicação ao pré-vestibular para isso? Eu estava seguindo rumo ao completo desencanto com essas perspectivas."

Logo nos primeiros dias ela conhece e se apaixona por um homem lindo, atraente (sabe aquele tipo de tirar o fôlego), mas também seu professor - Alderico - tá, preciso fazer um comentário, nunca tive um professor gato...poxa, todo mundo tem...

"O que foi aquilo? Por que ele chegou tão perto? Será que eu estou sonhando?"


Bom, mas voltando ao livro...Angelina se envolve com ele e, nossa, como ele é romântico com ela, tenta agradá-la da melhor forma. O problema é que ela passa a viver por ele, a vida dele, passa a só existir quando ele está perto. Por causa disso, ela esquece a faculdade, de certa forma, os amigos e a própria família. Seu mundo era Rico. E esse foi seu principal erro.

Mas seus enganos por amor não param por aí e nossa como me identifiquei em alguns momentos.

Angelina estava tão apaixonada que não enxergava mas nada a sua volta, fez várias coisas em que ela poderia se arrepender depois, mas somente nas férias de final do 1º período é que a realidade bateu a porta. Ela descobre que Rico a estava enganando da forma mais cruel, ele não só tinha outra, como estava noivo.

O mundo de Angelina desaba naquele momento...

Como ela poderia perdoá-lo por aquela mentira? Como ela poderia se perdoar por ter traído todos os príncipios que cresceu ouvindo? Mas o mais importante era, como ela poderia viver sem ele?

Mas a história ainda não chegou ao fim. Como toda jovem cegamente apaixonada, Angelina o perdoa e acredita que ele terminou tudo com a noiva e que eles podem enfim ficar juntos de verdade. Mesmo quando sua amiga e colega de quarto, Michele - a pessoa que a contou toda a verdade -, diz pra ela que é um erro, Angelina prefere não ouvir.

Bom, já dá pra imaginar como termina essa história. Mas vou deixar só na imaginação de vocês até lerem o livro rsr.

Angelina foi caindo cada vez mais, perdendo a cada dia um pouco mais dos seus valores e se esquecendo do que era realmente importante. Ela estava cada vez mais fundo no poço e estava ficando muito difícil de sair.

Eu adorei como a Lycia conseguiu retratar o comportamento e as desculpas que inventamos para explicar algumas de nossas atitudes e principalmente o comportamento dos outros. Foi muito real.

E foi muito lindo vê-la aprendendo com seus erros, redescobrindo seus valores e o que e quem são realmente importantes para ela. Angelina cresce com seus erros e pra mim, isso é o que mais importa, se não de que vale errar?!!

Preciso confessar que sempre fiquei em dúvida se ia gostar muito de A bandeja por ser um livro com cunho religioso. Preconceito? Pode até ser, mas é que sempre tenho receio do quanto a religiosidade vai ser tratada na história, de que forma e no que é importante para o decorrer do enredo. Mas esse é o segundo livro que leio com esse cunho e que simplesmente me surpreende e me deixa apaixonada.

Em A bandeja esse enfoque é super importante para entender a personagem, seus conflitos e suas emoções, para compreender como cada decisão tomada tinha um peso diferente na sua vida. E tenho que parabenizar a Lycia por tratar isso de forma linda.

E pára, adorei os sonhos com a história das bendejas...muito criativo!!

"Mas ele também me ensinou que saudade não era só sofrimento:

podia ser uma coisa boa, a expectativa de um maravilhoso reencontro."

Autora: Lycia Barros
Editora: Danprewan

Nenhum comentário: