sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Cilada

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. Harlan Coben mais uma vez deixa o leitor sem ar. Cilada fala de culpa, luto e perdão em uma trama repleta de reviravoltas surpreendentes. Nada é o que parece e tudo pode ser desfeito até a última página.

É muito difícil descrever esse livro. Surpreendente é o mínimo que se pode falar sobre ele, intrigante também e um livro incrivelmente envolvente.

Em Cilada conhecemos a história de Wendy Tynes, um repórter de um programa que "caça" pedófilos para expô-los a toda a comunidade. Depois de uma denúncia anônima, Wendy vai atrás de Dan Mercer, um suposto pedófilo que trabalha como assistente social ajudando crianças. Esse seria o disfarce perfeito, mas o problema é que Dan nega veementemente que tenha qualquer coisa a ver com esse crime, tanto que chega a botar dúvidas na repórter. A própria ex esposa dele não acredita que ele possa ser culpado.

Mais ou menos nesse mesmo período, Haley McWaid, uma adolescente comportada e apaixonada por esportes, some de casa e durante três meses ninguém soube nada dela.

Vários mistérios surgem e alguns fatos que parecem ter relação aos dois casos, o que deixa a vida de Dan ainda mais complicada. Sua vida vira de cabeça pra baixo e tudo o que conquistou vai pelo ralo. Mas como há uma dúvida em Wendy sobre a culpa de Dan, ela decide que deve investigar, afinal foi ela que o colocou nessa situação.

O livro é cheio de revira-voltas, fatos misteriosos e muito suspense. Harlan Coben conseguiu me deixar o tempo todo grudada na história, lendo incansavelmente até minha vita começar a embaçar e eu não enxergar mais nada rsr. Ele é realmente um mestre, pois a todo momento me surpreendia com algo novo e me fazia questionar o que eu achava dos personagens, e olha que tento não me deixar influenciar demais por tudo que o autor escreve pois sei que sempre pode mudar, mas foi bem difícil ser assim com essa história.

Wendy é uma personagem incrível, meio cabeça dura às vezes, mas muito real. Seu relacionamento com o filho é incrivelmente normal, do tipo que nos faz pensar que nossas mães já fizeram isso também ou meu filho já agiu assim.

Agora o melhor do livro é que quando você está chegando ao final e que você pensa que já sabe qual vai ser ou no máximo tem uma dúvida você descobre que não tinha chegado nem perto da verdade. Tudo pode mudar até a última página.

Eu queria muito poder sair contando tudo o que acontece no livro, contando vários spoilers - e confesso que meus dedos estão coçando para isso - mas não vou fazer, vai que alguém lê isso e fica com raiva de mim porque contei algo importante rs. Então só posso dizer para vocês lerem, porque Cilada tem suspense até o fim.

Autor: Harlan Coben
Editora: Sextante


4 comentários:

Leituras disse...

Tbpem gostei muito dele, virei fã do autor :)

Beijocas,Lariane - www.leiturasedevaneios.com.br

Martaribeiro7666 disse...

Só pela sua resenha ,já tô curiosérrima pra le-lo, adoro essse tipo de livro, brigadão, bjss.

Amanda Miranda disse...

eu tbm!!

Amanda Miranda disse...

leia, vc vai amar!