segunda-feira, 20 de junho de 2011

Prom & prejudice

Após a pausa de inverno, as meninas de muito prestígio, muito ricas, da Academia Longbourn só para meninas estão de repente obcecadas com o baile, que dividem com a próxima, e também muito elitista, escola Pemberley só para meninos. Lizzie Bennet que possui bolsa de estudos em Longbourn, não é exatamente interessada em vestidos da moda e sapatos caros, mas sua melhor amiga, Jane, pode ser, especialmente agora que Charles Bingley está de volta de um semestre em Londres. Lizzie está feliz com o começo de romance de sua amiga, mas menos do que impressionada com Will Darcy, amigo de Charles, que é tão esnobe e pretensioso como seu amigo é bom. Ele não parece gostar de Lizzie também, mas ela acredita que é porque a família dela não tem dinheiro. Não ajuda que Charles não pareça estar pra convidar Jane para o baile, ou que Lizzie conheça George Wickham, que lhe conta que Will Darcy sabotou sua bolsa de estudos em Pemberley. Claramente Will Darcy é um idiota pomposo que olha como superior para a classe média - então imagine a surpresa de Lizzie quando ele a convida para o baile!
O preconceito de Lizzie e o orgulho de Will os manterão afastados? Ou eles são o novo casal do baile?

Prom & prejudice é a versão de Orgulho e preconceito passada nos dias atuais. Dá pra imaginar Darcy como um aluno ou Collin como amigo de Bingley? E você consegue imaginar Jane e Lizzie não sendo irmãs? Pois é, esse livro tem algumas diferenças, mas pode acreditar nem tudo é tão diferente assim. E como não dá pra se cansar nunca de Lizzie e Darcy...

Elizabeth é bolsista em uma escola muito cara - Academia Longbourn - onde só são oferecidas bolsas para 2 alunos por ano. É claro que ela não é lá muito bem vinda na escola segundo a opinião da maioria das estudantes, que a maltratam de várias maneiras. Apesar a outra bolsista - Charlotte - e a colega de quarto de Lizzie - Jane - é que são amigáveis com ela.

Lizzie precisa aguentar isso porque em Longbourn está uma das melhores professoras de piano, e ela quer muito ser pianista. - e tem talento para tanto. Enquanto ela está mais concentrada nos estudos, Jane suspira por Charles Bingley - estudante da escola irmã Pemberley - onde também estuda Will Darcy.

Pra agradar a amiga Lizzie vai a algumas festas com ela (sempre com roupa emprestada) e em uma delas conhece Bingley e Darcy, que claro, a trata bem mal depois que descobre que ela é bolsista. À partir daí ela passa a tratá-lo de forma bem rude sempre que o vê, o que acontece muitas vezes por causa de Charles e Jane.

As garotas de Longbourn estão desesperadas para encontrar um par para o baile e o sonho de Jane é que Charles a convide. Só que a irmã dele, Caroline, não está gostando muito dessa história, pois a aproximação deles significa a de Will Darcy com Lizzie, e ela vai usar de táticas para afastar os dois.

Nesse meio tempo Lizzie conhece Wickham, um rapaz encantador e que era do mesmo mundo que ela - um bolsista em uma escola de pessoas ricas. Só que Wick foi expulso da escola e, segundo ele, por causa de Darcy. Esse fato só faz com ela odeie o jovem rico ainda mais.

Bom, não vou ficar contando mais sobre a história porque, pra quem leu Orgulho e Preconceito, já deve ter uma idéia de como se desenrola. Mas eu gostaria de comentar sobre a caracterização dos personagens, que eu amei. Darcy, mesmo como um estudante que ainda depende dos pais, se mostrou uma pessoa cheia de preconceitos e esnobe, mas em Prom & Prejudice ele tem um bom motivo para isso, muito além da educação. Lizzie continua uma pessoa destemperada e que age por impulso e com um coração imenso.

Jane e Bingley continuam com um temperamento tão amigável que chegam a ser bobos. Charlotte é a mesma interesseira, só que agora é pra arranjar um par pro baile e Collin o mesmo irritante. E claro, Lydia continua a mesma garota mimada e impulsiva e como ela faz besteira nesse livro, só que o final dela é um pouco diferente (e eu ADOREI).

Os personagens mantiveram as características marcantes, mas sua história nem sempre se desenrolou de forma igual. E no final uma pequena surpresa, algo que eu acreditava que terminaria de uma forma terminou de outras, mas muito melhor. E eu não vou nem tentar explicar porque se não me enrolo e dou spoiler kkk.

O que posso dizer é que amei esse livro. A história, obviamente, é muito parecida com a original de jane Austen, mas a mudança de cenário e a modernização deu um novo ar ao livro que ficou simplesmente incrível. E ah, eu continuo apaixonada pelo Darcy !! *-*

" - Você já tentou alguma vez nos conhecer antes de começar a julgar?
- Quando? Quando havia cupons de comida na minha caixa de correio? Quando eu tive
que esfregar para tirar os 'vagabundos fora' que estava escrito por toda a porta do
meu quarto? Quando as pessoas estavam jogando coisas na minha cara durante
a primeira semana? Diga - me, você alguma vez teve milk shake
jogado na sua cara?"


Autora: Elizabeth Eulberg
Editora: Point


14 comentários:

Adriana T disse...

Que máximo!!! Eu amo Orgulho e Preconceito, e esse livro parece ser muito bom, há eu tenho que ler!!!

Garota Eclética

Mariana Ribeiro Barbosa disse...

Olá, Amanda!!
Adorei a sua resenha!
Parece ser um livro bem interessante e super divertido. Mal vejo a hora de poder conferir a história.
Tenha uma ótima semana.
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Luciara disse...

ei Amanda, amei sua resenha querida.
Fiquei doida para ler esse livro, li um livro da autora e achei mara. ^^
espero que lancem esse logo aqui no Brasil. =/

beijos,

Luciana Mara disse...

Ei Amanda!Amo Orgulho Preconceito e fiquei doida para ler este livro.Ohhh Darcy!!!Bem que podia lançar em port, hein?!Bjins

Guta (Murphy's Library) disse...

Se a narrativa for um terço do que foi a narrativa de Lonely Hearts Club, tem muito para ser um ótimo livro, até porque AMO Orgulho e Preconceito!

kellenbaesso disse...

Gostei muito da resenha e fiquei interessadíssima! =D
Beijos

Amanda Miranda disse...

Ele é mesmo muito bom...tem uma linguagem leve

ps: tbm amo O & P

Amanda Miranda disse...

Espero que você goste tanto quanto gostei :)

Amanda Miranda disse...

Obrigada Dri *-*

É uma versão muito bacana!!

Amanda Miranda disse...

Foi Lonely Hearts Club??? Pq estou doida pra ler esse livro.

Olha da última vez que falei com a autora ela ainda não tinha editora aqui interessada em P&P não

Amanda Miranda disse...

Tomara né Lu, mas até onde sei não tem editora aqui ainda

Amanda Miranda disse...

Eu tbm amo...e te digo se Lonely Hearts Club for a metade desse, já sei que vou amar rsrs

Amanda Miranda disse...

que bom !!

Verena disse...

Esse livro ja foi lançado no Brasil, so o encontro em Inglês =/