terça-feira, 10 de maio de 2011

Assassinato na biblioteca

Prepare-se para se surpreender. Assassinato na biblioteca é uma bem costurada trama de ação e suspense que prende a atenção do leitor do início ao fim. Mas não é só isso. Com um enredo que vai e volta no tempo, o livro conta uma história de mistério que beira o sobrenatural, no ritmo das narrativas policiais, mas oferece mais do que puro entretenimento. Para decifrar o assassinato da bibliotecária do tradicional colégio onde estuda, em Santos, no litoral paulista, o jovem Igor se envolve num intricado quebra-cabeças e acaba descobrindo muito sobre um período negro da História do Brasil: a ditadura militar.

Esse livro é realmente surpreendente, desde o começo. Quando recebi o livro e vi essa capa relativamente leve (principalmente comparado com o título do livro) imaginei logo que o enredo seria envolvido em um ar de comédia ou algo do gênero, mas não, é algo diferente. É um thriller que envolve fantasia em um cenário bastante real...traduzindo, eu adorei!

Igor é um adolescente que teve sua vida mudada radicalmente em um espaço curto de tempo - o pai morreu, a mãe casou-se de novo com um médico - que tem pais que são uns malas totais, e que acham que ele é um deliquente e que o próprio filho é uma grande despesa. Eles, também, mudaram de cidade e ele é aluno novo em um escola tradicional em Santos. Ele não gosta das pessoas de lá e nenhum dos alunos parece querer gostar dele.

As coisas pioram bastante quando ocorre um assassinato na biblioteca da escola e o maior suspeito é ele, pois foi quem primeiro viu o corpo. E bem, como ele nunca teve medo de morto, ele, ao invés de gritar por ajuda, resolveu olhar o corpo. E mais, ele descobre que pode ver e falar com uma garota que já morreu - o que não é nada fácil de aceitar - bom que ele não tem medo de morto né kkkk.

Lara - a menina morta - também foi assassinada na mesma biblioteca, só que na época da ditadura militar, no mesmo dia em que seu irmão foi levado preso e nunca mais se teve notícias. Ela começa a ajudar Igor a desvendar os assassinatos - pois é, depois da bibliotecária, outros funcionários do colégio começam a morrer também (se eu estudasse lá, nunca mais voltaria pra essa escola...fato). Enquanto isso ele a ajuda a sair dos muros da escola, a ver os lugares e a se lembrar do seu passado.

Igor é muito bom detetive, pois ele vai conectando as pistas e tem um instinto muito bom, só vacila quando deixa suas opiniões de nível pessoas interferir em seu julgamento. Em suas investigações ele descobre que muitos segredos envolvem a vida de sua nova família também.

Assassinato na biblioteca tem elementos de que gosto muito nesse estilo de livro - primeiro um assassino sendo alguém bem inesperado (ok, sei que devemos sempre desconfiar de todo mundo, mas puxa tem gente que você realmente não consegue imaginar), tem aquele troca-troca entre os mocinhos e os vilões fazendo com que você nunca tenha certeza de quem é quem. Tem também uma trama bem elaborada, em que um personagem vai se conectando ao outro por causa de situações até meio doidas rsrs.

A leitura é bem fácil, do tipo que você começa a ler e termina em algumas horas. Eu não posso contar mais detalhes do livro por causa dos mistérios, mas posso dizer que é um livro que merece, e muito, ser lido.

Autora: Helena Gomes
Editora: Rocco


21 comentários:

Karlinha disse...

Não gostei muito da capa do livro, mas parece ser muito legal a história e pelo que entendi não é nada parado ( isso é muito bom)! Nunca tinha ouvido falar desse livro.
www.coffieandmovies.com.br
Não deixe de visitar!

Diego disse...

 Eu li esse livro faz pouco tempo...É bão demais gente, eu não sou muito de ler livros (esse foi o primeiro que eu li até o final) mas esse tem partes que te deixam muito focado e você não quer parar de ler, principalmente mais pro final, que tem uma surpresa!Eu estava pensando que tinha uma segunda parte mas acho que não tem, se tiver eu vou começar a ler o mais rápido possível!!!:)

Caue Cavalcante disse...

Gostei mto da resenha, fiqei com mtaaa vontade de ler o livro parece ser mto lgl essa mistura de sobrenatural e mistério, com crtz na listinha! *-*

--
hangover at 16

Ana Carolina Nonato disse...

 Olá!

Já era louca para ler esse livro. Agora, então! Não posso esperar para ver (no caso, ler). Excelente escolha!

Abraços.

fatoselivros fatoselivros disse...

Oi!

Em primeiro momento eu pensei se tratar de um livro de Agatha Christie, julgando pelo título. Mas logo percebi meu engano. Não conhecia o livro, mas a resenha me conquistou. Adoro o tema e esse livro parece mto bom! Já vai direto para a lista!

BjoO
Pri
Entre Fatos e livros 

Lu disse...

 ei Amanda, adorei sua resenha.
já tinha lido sobre o livro, mas não tinha despertado o meu interesse, mas agora fiquei bem curiosa, é o tipo de história que curto. ^^

beijos,

Luciana Mara disse...

 Ei Amanda!
Adoro troca-troca... de mocinhos e vilões, sem pensamento maldosos...kkk
A história parece ser bacana msm, não conhecia o livro ainda.
Parabéns pela resenha =)
Bjins

Amanda Miranda disse...

Concordo em tudo contigo Diego...esse livro realmente foi uma surpresa maravilhosa pra mim

Eu não sei se tem continuação, mas acho que não. 

Amanda Miranda disse...

Vale muito a pena Caue...assim que puder leia!! 

Amanda Miranda disse...

Obrigada Ana...leia o quanto antes porque esse livro é muito bom!

abç 

Amanda Miranda disse...

Que bom Pri...espero que você goste tanto quanto eu!! 

Amanda Miranda disse...

Nossa, que bom que vc gostou da resenha, mas olha a responsabilidade agora rsrs

Mas tenho certeza que vai gostar do livro

bjs 

Amanda Miranda disse...

kkkkkkk

Eu tbm adoro Lu, deixa a história mais emocionante né?!!

Bjs 

Karlinha disse...

Não gostei muito da capa do livro, mas parece ser muito legal a história e pelo que entendi não é nada parado ( isso é muito bom)! Nunca tinha ouvido falar desse livro.
www.coffieandmovies.com.br
Não deixe de visitar!

fellipe disse...

Os livros da Helena Gomes parecem ser muito bom, esse é um dos que eu tenho mais vontade de ler, dos que ela publicou, gosto quando tem investigações no livro rsrs fica meio CSI kkkkkkkkk

Rayane ximenes disse...

amei o livro, kra ñ da pra paraa de ler

leticia disse...

ja li esse livro cinco vezes o final e surpriendente quem nao leo leia

Carol Barreto disse...

Já li Assassinato Na Biblioteca. E é o melhor livro que eu já li. Não conseguia parar de ler ... Eu ficava tentando imaginar como seria se a história fosse real.
Vale muito a pena ler.
Bjs

sandriely disse...

terminei de ler o livro hoje e gostei muito muito legal

Gabi Bernard disse...

O melhor Livro que eu já li, foi realmente esse. Pois além de ser empolgante, ele tem um tanto de suspense, e com isso a pessoa se interessa a ler até descobrir tudo!
Mais que perfeito esse livro, li uma 6 vezes!!!

vitoria larisssa disse...

eu gostei muito desse livro na minha escola em uma biblioteca eu peguei e o tor lindo ele agora