segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

84 Charing Cross Road & A duquesa de Bloomsbury


84 Charing Cross Road
Correspondência entre a autora americana, em Nova York, e o gerente de uma loja de livros raros/usados na Inglaterra, em Londres, durante vários anos. Uma viagem sentimental indicada aos amantes de livros.

A duquesa de Bloomsbury
Narra a concretização do sonho de Helene Hanff de conhecer Londres.

Esse é um livro autobiográfico de Helene Hanff. Na primeira história Helene, morando nos Estados Unidos, entra em contato com uma livraria (parecido com um sebo) na Inglaterra, por meio de carta, procurando livros antigos e em bom estado.

Afinal a escritora não suportava ler livros com cheiro de novo (louca!!), ela gostava de sentir que o exemplar possuía uma história, que já pertencera a alguém. E mais, a louca jogava no lixo os livros que não gostava,. tem noção?? Em sua cidade ela não conseguia encontrar nenhuma livraria que pudesse obter os livros que ela queria, por isso enviou uma carta a Inglaterra.

A livraria inglesa mandava sempre os livros que ela gostava junto com uma carta. Foi essa correspondência por carta feita durante vários anos que Helene decidiu publicar em um livro.

A segunda história conta a viagem à Inglaterra que Helene finalmente conseguiu fazer depois do sucesso de 84 Charing Cross Road. Ela conta tudo que conhece e o que aprende em Londres.

Helene encontra alguns velhos amigos da época de correspondência, faz novos amigos e descobre que além de ser muito famosa na cidade inglesa, ainda possui fãs muito fiéis. Esses a apresentam a vários lugares, e por sinal, em alguns momentos, Helene é bastante antipática com eles.

Particularmente não achei o livro muito legal não. Ele é bem cansativo pra ler, pois a linguagem de Helene é muito confusa, utilizando de vários termos nada conhecidos, pelo menos por mim. A primeira história ainda é um pouco interessante, mas a segunda é muito parada. Deveria ser ao contrário né, mas sei lá, não gostei de A duquesa de Bloomsbury.

Autora: Helene Hanff
Editora: Casa Maria


6 comentários:

Ana Carolina Nonato (BLOG O DESAFIO DE CADA DIA) disse...

Olá!

Ah, eu sempre quis ler o 84 Charing Cross Road, mas não me lembrava do nome do livro! Muito obrigada! Quanto ao segundo, infelizmente não gosto de obras autobiográficas. Sua resenha está crítica, objetiva e sucinta!

Abraços e sucesso!

Mariana Ribeiro disse...

Olá Amanda, não li este livro e na verdade não tinha ouvido falar sobre ele até ler a sua resenha.
Entretanto, não estou muito a fim de adqirir o livro, mas quem sabe mais pra frente eu mude de ideia...
Bjos.

Mariana Ribeiro
Confissões Literárias.

Amanda disse...

Sério Carolina?! Que bom que ajudei uahauha

Oi Mariana, também não achei o livro tão interessante não kkk

Bjs

Entre Fatos & Livros disse...

Q interessante!
Agoraa eu qroooo!
*.*

BjoO
Pri
Entre Fatos e Livros

.Niii. disse...

Não conhecia e não achei muito interessante. Combinação bombástica!
Bjo amanda!

Nii

Amanda disse...

Oi Pri, deve ser um pouco difícil de achar por ser livro antigo

Ni, também não curti muito não...