terça-feira, 9 de novembro de 2010

As crônicas vampirescas: O vampiro Lestat

Desperto nos anos 80, depois de passar meio século em hibernação, Lestat se aborrece ao passar por uma livraria e encontrar "Entrevista com o Vampiro" à venda. Ele quebra o código de silêncio dos vampiros ao escrever a sua história e se transformar numa estrela do rock, enfeitiçando milhares de fãs. Narrado em forma de autobiografia, o romance acompanha o vampiro através dos séculos enquanto ele busca sua origem e um significado para sua existência. Ao invés da figura sombria descrita pelo vampiro Louis no primeiro volume das "Crônicas Vampirescas", encontramos um Lestat de Lioncourt simpático, sedutor, romântico e até moralista. O livro retorna à França pré-revolução. Passamos do mundo aristocrático da infância de Lestat, seu desbunde como ator no mundo cênico de Paris até sua transformação em vampiro. A partir desse ponto ele vai procurar entender quem é e de onde vem. Como um detetive, sai em busca de pistas que o levarão aos vampiros ancestrais, o elo perdido dos bebedores de sangue. Nessa busca, porém, ele também encontrará muitos inimigos. O predador é transformado em presa.

O vampiro Lestat conta a história do nobre mortal que nasceu e cresceu em uma pequena cidade da França e que ainda jovem encontrou a imortalidade em Paris. Ele acorda no final do século XX, depois de ficar enterrado por anos, e decide, após ler o livro Entrevista com o vampiro, montar um banda com uns vizinhos músicos onde contaria sobre os vampiros e ainda escrever um livro contando sua história. Parecia que ele queria morrer, mas Lestat é bem mais confuso e difícil de entender.

Lestat nasceu em Auvergn em meados do século XVIII, filho de um nobre e de uma italiana. Teve muitos irmãos, contudo era o mais diferente de todos. Ansiava por aprender a ler e escrever, por conhecer o mundo, as artes. Nada disso lhe foi permitido pelo pai.

Aos 21 anos ele conhece Nicolas, um jovem que havia acabado de retornar de Paris brigado com o pai porque tinha resolvido virar violinista. Os dois se tornam muito amigos e acabam fugindo pra Paris, onde trabalham em um pequeno teatro - Lestat como ajudante de palco e depois como ator e Nicolas como músico.

Alguns meses depois ele é raptado por um vampiro e transformado em um deles. Ah, só um detalhe o tal vampiro se matou logo após transformá-lo, deixando-o sozinho para aprender como é sua nova vida, mas com uma fortuna incalculável. Mas é a partir daí que a aventura começa. Pouco tempo depois ele "cria" seu primeiro filho vampiro e ainda é perseguido por uma grupo de sugadores de sangue que vivia no cemitério.

Pois bem, eles tinham uma visão bem pessimista da vida como vampiro e achavam que Lestat e Gabrielle deviriam morrer por serem tão diferentes e não levarem a nova vida como se fosse uma maldição. Eles não morrem, claro, mas fazem uma verdadeira transformação na vida daqueles seres.

Lestat vai em busca de Marius - criador de Armand e um vampiro milenar - pois, acreditem , ele tinha as mesmas dúvidas sobre a criação dos vampiros e o que Deus queria com isso e por aí vai.. Depois de muitos anos de busca e muitos percalços que passou, ele finalmente alcança seu intento.

O vampiro milenar lhe leva para sua casa, lhe conta como foi criado e a própria história da criação dos vampiros, inclusive quem eram Aqueles-que-devem-ser-conservados que tanto tinha ouvido falar e que parecia mais um mito do que algo real. É claro que não vou contar isso aqui, senão perde a graça. Toda a história dele foi muito criativa, achei realmente incrível.

A história vai se desenrolando até retornar ao século XX quando Lestat está com seus planos de shows, clipes e muitas músicas com sua nova banda.

Bem, não vou contar o final né, mas posso falar pra vocês que mudei muito minha opinião sobre alguns personagens que haviam surgido em Entrevista com o vampiro e que gostei bastante do livro; e também que o fim é muitooooo legal.

Sinceramente esse livro é mais do que recomendado. Leiam que vale muitíssimo a pena.

Autora: Anne Rice
Editora: Rocco


2 comentários:

Vanessa M. disse...

Eu quero.
AVA.
Novidade --'
Adorei a resenha *-----*

Amanda disse...

Que bom...ah, aproveita a chance que o livro está barato!