segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Prazeres Malditos

Expoente da literatura gótica norte-americana da atualidade, a escritora Laurell K. Hamilton já vendeu mais de seis milhões de livros, em 16 idiomas, da série protagonizada pela sexy caçadora de vampiros Anita Blake. O sucesso da autora, freqüentadora assídua das listas de mais vendidos americanas, mostra que o gótico não sai de moda e que, desde clássicos como Frankenstein, de Mary Shelley, e Drácula, de Bram Stoker, até o contemporâneo Entrevista com o vampiro, de Anne Rice, vampiros, zumbis e todo tipo de criaturas extraordinárias continuam à solta no universo literário.
"Prazeres Malditos" é o primeiro de uma série de livros protagonizados por Anita Blake, uma típica garota urbana contemporânea, descolada e bem- humorada, que ganha a vida de uma maneira peculiar: caçando vampiros e ressuscitando mortos. Através dessa ghostbuster contemporânea, a autora dá um tom original e divertido a histórias sobrenaturais, que continuam atraindo a atenção de milhões de leitores em todo o mundo. As aventuras apimentadas de Anita Blake ganharão ainda adaptação para o formato graphic novel, que a Marvel Comics pretende colocar em breve no mercado.

Anita Blake vive em um mundo recheado de seres sobrenaturais: vampiros, lobisomens, zumbis e ainda homens-rato e demônios devoradores de cadáveres. E o melhor de tudo, eles não precisam se esconder para que os humanos não descubram, pois o vampiro é tratado como um cidadão normal nos EUA, existem profissionais legalizados para ressuscitar mortos, e por aí vai...

Confesso que quando a história começou a enredar por aí, achei que seria muito viajante e que iria me arrepender de ter comprado, mas não.

A primeira característica de Anita que preciso comentar é que ela é realmente uma personagem forte, daquele tipo que não espera sempre que os outros a ajudem, que não fica morrendo de amor por ninguém, que realmente corre atrás do que quer e briga pelas coisas. Não suporto aquelas personagens que parecem que vão quebrar se qualquer coisa acontecer!

Não se sabe em que época a história acontecesse só que o mundo é bem diferente do que conhecemos. Imagine vampiros andando por aí normalmente, tendo negócios legalizados e tendo direitos concedidos por lei. Não esqueça também de pessoas que morreram de repente poderem ser ressuscitadas mesmo que por pouco tempo, e você não precisa procurar alguém em um lugar obscuro para isso, existem profissionais legalizados para tal serviço. E isso é o que Anita Blake faz!

Anita, um típica garota norte-americana, é uma ressuscitadora de mortos, auxilia a investigação da polícia e é caçadora de vampiros nas horas vagas. Claro que, como eles tem direitos por lei, ela não pode sair matando por aí, só quando eles quebram as regras, e é necessário um mandado da justiça.

A história realmente começa quando ela é convidada para uma despedida de solteira de uma amiga e acaba indo parar na boate vampírica Prazeres Malditos, cujo dono é o vampiro francês bonitão Jean-Claude que, claro, tenta seduzi-la a qualquer custo e ela nega que sinta qualquer atração por ele da mesma forma. Ah, detalhe, a boate é de strip-tease de vampiros kkk

Durante a noite, Anita precisa sair para atender um chamado da polícia e quando volta descobre que sua ida aquele lugar não foi coincidência. Os vampiros precisam de alguém para investigar as mortes de outros de sua raça que vem acontecendo direto e já haviam tentando convencê-la a fazer o trabalho, o que foi recusado. Só que agora, ela tem que aceitar, pois um outro vampiro, Aubrey, enfeitiçou a amiga dela e para que ele não a mate Anita precisa fazer o que eles querem.

Ela tem agora o objetivo de encontrar quem ou o que está eliminando alguns vampiros e para tanto se mete em diversas enrascadas e descobre segredos que nem imaginava, além de conhecer a vampira-mestre Nikolous, que tem poderes além de qualquer imaginação.

Mesmo correndo risco de vida e passando por tantas situações, Anita não perde o senso de humor. Vive fazendo piadas mesmo em situações de perigo.

Eu adorei o livro, pois além de um enredo cativante, personagens para todo gosto, e uma história que não dá para parar de ler até saber o fim, ainda fugiu dos atuais livros de vampiros. Não é uma história com personagem adolescente e não tem a mocinha que se apaixona pelo vampiro e vivem felizes para sempre. E se você não aguenta mais só ler esse tipo de romance, leia Prazeres Malditos, super recomendado!

Autora: Laurell K. Hamilton
Editora: Rocco

3 comentários:

Guilherme disse...

vc está de parabéns pelo seu blog, ficou show. Adoro os resumos !!!!

Vanessa disse...

Esse livro parece ser muito bom! Espero que valha a pena mesmo por que EU vou ter que ler no pc, e isso é chaaaato =S
Mas a resenho ficou ótima! s2

Amanda disse...

Obrigado Guilherme, fico feliz que goste do blog...vou tentar sempre fazer boas resenhas.

vanessa, ler no pc é chato mesmo, mas acredite que vai valer a pena, é muito bom!